Preço e consumo
Cobramos por quantidade de requisições na LogAPI.
A cobrança da LogAPI é feita com base na quantidade de requisições (chamadas) que você realiza. Oferecemos dois planos de consumo e também planos personalizados para grandes empresas.
Para consultar os preços e limites atuais, visite nossa Página de preços.
Vetores de precificação e limites
Priorize consultas em lote: em cada requisição, é possível enviar até 10 entregas para rastrear. O consumo é contabilizado por requisição, não pelo número de entregas, então, ao enviar 10 entregas por requisição, você multiplica por 10 o seu limite sem aumentar o custo.
Quantidade de requisições por dia
Cada plano tem um limite de requisições que você pode fazer por dia. Esse limite se reinicia todos os dias à meia-noite (00h00) e dura até 23h59.
Assim, dentro de cada período de 24 horas, você poderá fazer até a quantidade de requisições permitida pelo seu plano.
Quantidade de requisições por segundo
Além do limite diário, existe um limite de requisições que podem ser feitas por segundo.
Esse limite evita que muitas requisições sejam enviadas em um curto período de tempo, prevenindo sobrecarga do sistema e garantindo a estabilidade do serviço.
Implemente um controle de requisições
Para usar o plano de maneira eficiente, recomenda-se implementar uma estratégia de throttling (limitação de requisições), distribuindo as requisições ao longo do dia. Esse tipo de controle impede que todas as requisições sejam feitas de uma vez, o que ajudaria a evitar o esgotamento do limite diário antes do final do dia e garantiria o uso equilibrado dos recursos.
Exemplo de Controle de Requisições
Se você assinar um plano com 1000 requisições diárias, o ideal é fazer apenas a quantidade necessária para rastrear as entregas, sem exceder esse limite, e também respeitar o limite máximo de 1 requisição por segundo.
Passos para Implementar o Throttling:
Limite de Requisições por Segundo:
A LogAPI permite até 1 requisição por segundo, no plano mais básico. No desenvolvimento, implemente um controle para que o sistema não envie mais de uma requisição por segundo. Isso pode ser feito com uma função de throttling que espaça as requisições automaticamente.
Distribuição de Requisições ao Longo do Dia:
Divida as 1000 requisições ao longo das 24 horas do dia para não concentrá-las em um único período.
Por exemplo, se precisar utilizar o limite total, faça uma média de aproximadamente 42 requisições por hora. Esse cálculo ajuda a evitar bloqueios e permite o monitoramento contínuo das entregas.
Se você tiver 100 entregas para rastrear, poderá rastrear cada uma delas até 10 vezes no mesmo dia (o que geralmente é um exagero). Na prática, rastrear cada entrega 4 vezes ao dia costuma atender às necessidades da maioria dos casos, garantindo atualizações regulares e mantendo as requisições dentro dos limites diários e por segundo.
Uso Inteligente do Limite Diário:
Adapte a frequência de requisições ao fluxo de pedidos e entregas do seu negócio. Priorize as requisições mais essenciais dentro do limite diário para rastrear as entregas de forma eficiente.
Implementando essas práticas, você pode otimizar o uso da API e garantir que suas requisições não ultrapassem os limites impostos.
Se a sua necessidade de consumo superar os limites disponíveis na nossa página de preços, entre em contato para adequarmos o plano conforme suas necessidades, ajustando a quantidade de requisições diárias e por segundo.
Last updated